COMO FAZER SUSHI/TEMAKI

terça-feira, novembro 10, 2015

Hey!!! Olha só o que eu trouxe para vocês hoje. Vamo todo mundo aprender a fazer sushi e se esbaldar nas comidas. Bom gente, eu tentei registrar ao máximo para vocês cada coisa que ia fazendo, mas como estava fazendo tudo sozinha (tirando foto e fazendo a comida) fica um pouco mais complicado de registrar, mas eu espero que vocês todos entendam e em caso de dúvida podem deixar nos comentários. Mãos na massa!

Primeira coisa: Os materiais necessários. Separei bem direitinho e aqui estão eles: 
  • Arroz próprio para comida japonesa
  • Alga Nori
  • Esteirinha para enrolar o sushi 
  • Gergelim para os sushis/temakis
  • Farinha Panko
  • De recheio só comprei salmão e camarão, mas pode ser kani, cenoura, morango e etc. Vai mais do gosto de cada pessoa, o processo de fazer é o mesmo só muda o recheio. 
  • Vinagre próprio para arroz
  • Creme Cheese 
  • Sal e Açucar

Agora sim vamos começar a fazer nossa comida.
Começamos pelo arroz, é o que demora mais em questão de tempo, mas o que também não tem mistério algum.
Coloquei duas xícaras de arroz o que me deu ótimas quantidades para fazer sushi e temaki.
Após colocar duas xícaras na peneira, lavei em água corrente e deixei descansando por 10 minutos 
Depois dos 10 minutos de descanso, coloquei o arroz na panela com água e deixei em fogo moderado até a água ferver (a medida da água: 1 e ½ de xícara de água para cada xícara de arroz). Como eu tenho em casa um copo de medidas, foi mais fácil, mas quem não tiver terá que ser no olho mesmo. Quando a água estiver fervendo, coloca em fogo alto durante 1 minuto e depois disso deixe por 15 minutos em fogo baixo. Se vocês sentirem o arroz com o cheio de queimado, não se preocupem! É normal o fundo queimar. Completando isso, deixe o arroz esfriar para colocar o tempero.

Enquanto isso...abrir a esteira e organizei as outras coisas. Lembrem-se de sempre colocar a parte um pouco mais brilhosa da esteira para baixo.


Outra coisa importante! O gergelim vem cru, então precisamos torrá-los. É só jogar a quantidade que você vai precisar numa panela e em fogo moderado esperar torrar. Cuidado, pode ser que o gergelim fique pulando, então por segurança coloquem uma tampa. ps: não reparem na panela, peguei qualquer uma haha. 

Cortei o salmão nas medidas que queria e isso fica muito a critério da pessoa. Como vocês podem perceber na foto eu coloquei cebolinha também, outra coisa que fica de escolha. Eu partir em cubos e fatias finas.


Molho do arroz: Três colheres do vinagre, uma colher de sal e açúcar. Misturem até ambos se dissolverem. Depois que o arroz estiver não tão quente, despeje em outra panela ou recipiente (não é para colocar o fundo nem os lados do arroz, porque provavelmente estarão queimados, não esqueçam). Peguem o tempero e aos poucos vão despejando no arroz e mexendo, é pouco mesmo para não ficar muito temperado.


Infelizmente não bati foto de tudo a partir de agora, mas espero que vocês consigam entender. Como vocês podem observar na foto abaixo na minha esteira tem um papel filme, sendo o mesmo não obrigatório, é mais por questão de limpeza. Bom! Quando vocês abrirem a alga perceberá que ela tem um lado mais áspero que o outro, esse lado fica para cima. Agora é quando começa mesmo a brincadeira.
Vocês irão pegar o arroz e colocar até um pouco mais que a metade da alga. Uma dica: coloque do lado um copo com água e fiquem molhando para pegar o arroz, porque ele gruda que é uma beleza. Depois é só colocar a quantidade de creme cheese que vocês acharem necessário e colocar o recheio, no meu caso foi salmão.

Estão vendo o quanto me virei para conseguir registrar tudo para vocês né? Foi osso! Com as duas mãos irão enrolar e assim que fizer isso dá uma apertada bem de leve puxando para trás na mesma posição que está minha mão para deixar mais correta a forma arredondada. Depois é enrolar novamente até fechar toda alga (soltem a esteira e puxem novamente para enrolar). 

Para empanar temaki ou fazer hot roll: separem três pratos. O primeiro coloque só farinha de trigo, no segundo faça uma mistura de ovo com farinha de trigo e no terceiro coloque a farinha panko. Na mesma sequência dos pratos vocês irão passar o temaki ou o rolo de hot roll e colocar para empanar em fogo moderado. 
Depois de feito tudo isso vocês irão cortar em rodelas ao seu tamanho e gosto a temperar do jeito que achar melhor.  

E esse foi o meu resultado:
Para quem é de Recife essa dica será bastante válida. 
O lugar onde comprei todos esses materiais foi no Mercado Oriental. O endereço é Av. Herculano Bandeira, 80-198 - Pina, Recife, PE, 51110-130. O telefone para contato: 3463-7099.
Espero que vocês tenham gostado e tentem fazer! O pessoal aqui de casa adorou!! Desculpem pelo post muito longo. 

You Might Also Like

0 comentários